domingo, 20 de setembro de 2009

Diário.

1939.
Havia feito apenas um ano de vida, quando uma Guerra foi declarada. Até parece que seria possível entender alguma coisa naquela época, e mesmo com tudo aquilo acontecendo no hemisfério norte, não me lembro exatamente como foi, era pequena.
1942-1994.
Presenciei, desde minha infância, várias mudanças de moeda em meu país. Cruzeiro com centavo, Cruzeiro sem centavo, Cruzeiro Novo, Cruzeiro com centavo, Curzeiro sem centavo, Cruzado, Cruzado Novo, Cruzeiro, Cruzeiro Rela, e finalmente o que nós ainda usamos, o Real. Não foi fácillidar com tantas mudanças, mas creio que consegui.
1950.
A grande novidade do momento chegara. A televisão. Os botões que conforme nós apertávamos mudavam a imagem e o som, podíamos ver alguém que estava a quilômetros de distância! Aquilo começou a se tornar essencial , não somente na minha vida, mas na vida de todos que a tinham. E não eram todos não! Muitos amigos meus não tinham televisão, nem eu mesma tinha uma. Nós assistiamos aos programa na casa de um de nosso colegas, um dos poucos do bairro que comprara a nova tecnologia. Era nossa alegria sair da escola e passar a tarde toda na sala, esquecendo do mundo lá fora.
1969.
Graças a televisão, o mundo pode disfrutar do momento mais importante para a humanidade até então. O homem chegando à Lua! Sim, aquele ponto branco lá no céu, que hora estava pela metade, hora está cheio, e hora desaparecia. A Lua, algo que parecia tão perto e tão distante, agora recebia a visita do ser humano. Foi um momento mágico, o qual não saia da boca das pessoas, onde quer que elas iam : no mercado, no arbeiro, no salão de beleza, na feira... As pessoas até falavam que no futuro nós poderíamos morar lá! Ah, que saudade daquele tempo! Queria tanto que meus avós ainda estivessem vivos, parar mostrar à eles que quase tudo o que diziam não se tornou verdade.
1964-1989.
Uma época díficil para nós brasileiros. Lutamos pela liberdade de expressão, lutamos por um governo melhor. Jovens morreram na tentativa de defender a própria pátria daqueles que a governavam esquecendo do povo. Muitas pessoas esquecem do que enfrentaram, e não dão valor àquilo que hoje, depois de muito conquistamos.
1980.
Quem diria que a televisão ficaria em segundo lugar em tecnologias. Nunca imaginaria algo mais comunicativo que a televisão, já que o rádio - que antecedeu esta - só nos proporcionava as vozes e nunca imagens. Agora havia algo que, de uma certa forma, pensa por nós. Computador. Em seu lançamento era algo muito limitado, com poucas funções, mas que já despertava curiosidade em todos. Lembro-me daqueles omputadores que ocupavam toda uma sala, e os mais modernos eram do tamanho da televisão. Tão caro que naquela época só era acessível aos cientistas, ou para algum tipo de serviço, não para o uso pessoal.
1999-2000
Com todas as pessoas falando que em 2000 o mundo iria acabar, a surpresa ao ver o ano novo chegando e passando, foi grande, afinal nenhum meteoro caíra e devastra a vida humana do nosso planeta. Virei o século. Virei o milênio. Ainda estava viva.

Agora, estou no ano de 2009, daqui a pouco 2010, e virarei mais uma década, sem contar as sete décadas que tenho durante a minha vida. Apesar da Guerra, da ditadura, das mudanças de moeda, do computador, da televisão, do homem na Lua, estou viva, e o mundo nem ao menos abacou nesse novo milênio.
Posso garantir a todos que leem isto, que a vida é longa sim, e que cabe a cada um de nós aproveitar osmomentos, e saber passar nossos conhecimentos e experiencias aos nossos filhos e netos. Duvido muito que essa geração conseguiria lidar com tudo o que eu lidei, pois agora a ditadura e a guerra acabaram, e a televisão e o computador trouxeram à nós, de mão beijada, tudo aquilo que lutamos para conquistar

discussão : Beatriz, Paloma, Paula e Bruna.
Paramos para pensar nos nossos avós, nascidos entre 1930 e 1935. Eles viveram durante a 2ª Guerra Mundial, viraram décadas, presenciaram a chegada da televisão e do computador, sofreram a ditadura, viram o homem pisar na Lua, manusearam várias moedas, viraram um século e um milênio de uma única vez, e estão vivos, afinal o mundo não acabou no ano 2OOO.

Nenhum comentário: